Como o avanço da tecnologia permite carreiras cada vez mais digitalizadas?

Esse texto é um trabalho escolar da disciplina de Língua Portuguesa. O objetivo é se assemelhar a uma reportagem. Por favor, seja compreensivo! Críticas construtivas são bem-vindas.


A frase de Steve Jobs, “a tecnologia move o mundo”, nunca fez tanto sentido. De fato, o desenvolvimento tecnológico se adequa às exigências da população e transforma a nossa sociedade de modo que até profissões desapareçam, visto que precisam dar espaço a novas carreiras, sempre mais conectadas com o mundo digital.
Em um mundo globalizado como este, é comum que com o passar dos anos, haja cada vez mais mudanças nos meios de trabalho. Profissões vêm e vão, de acordo com as necessidades dos empregadores e com o que se espera de um ocupacional. Por isso, é essencial que saibamos como ser insubstituível - mesmo por máquinas - no local de trabalho.
Uma razão para essa necessidade de mudança no comportamento pode ser a pesquisa feita pelo Instituto DaVinci, uma consultoria de pesquisa dos Estados Unidos; os resultados dizem que em torno de 2 bilhões de empregos podem ser desaparecidos até 2030. Em outra projeção, feita pela PwC, 48% dos trabalhadores serão substituídos por máquinas nos Estados Unidos pelos próximos 10 anos.
Os dados confirmam o que já era possível deduzir - a tecnologia está modificando drasticamente o mercado de trabalho. As máquinas são reproduções quase perfeitas das capacidades de um humano, mas tem algo que essas substitutas não podem fazer: sobressaírem-se.
Como afirma Silvio Romero de Lemos, pesquisador de engenharia de software de Recife, “Cabe ao profissional seguir as mudanças e tendências de mercado, aprender sobre novas tecnologias e prever como elas podem contribuir, crescer e se adaptar a elas”. Embora muitas profissões de baixa qualificação já tenham sido substituídas, a mudança que está por vir afetará a forma como nos ocuparemos.
Sendo assim, o pensamento estratégico no local de trabalho é o que nos evidencia como profissionais e nos dá a certeza de que, apesar do desaparecimento inevitável de vários empregos, nós somos insubstituíveis e estamos em constante aprendizagem. "A tecnologia move o mundo" e nos obriga a aprender de tudo para sempre, mas principalmente aprender a amar o que fazemos, cada dia mais. É isso o que nos torna tão humanos.
 

 

Comentários

Postagens mais visitadas