Problemáticas ambientais no Brasil: Mata Atlântica

 Esse texto é um trabalho escolar da disciplina de Geografia. O objetivo é apresentar um dos problemas ambientais no Brasil. Por favor, seja compreensivo! Críticas construtivas são bem-vindas.  

 

A mata atlântica é um dos principais biomas brasileiros, sendo considerado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) "o conjunto de vida com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria”. Essa definição diz respeito ao fato do bioma ser um dos mais ricos, não só em diversidade de vida, mas na história, que teve essencial importância para construir o que o Brasil é hoje na sua região.

A preservação do bioma é fundamental, visto que ele oferece regulação climática, a qual estoca o carbono da atmosfera, além de ser uma das áreas com maior biodiversidade do planeta, onde 40% dos mamíferos (como o micoleão-dourado) são endêmicos, isto é, não existem em outro lugar do mundo. Não conservar a mata atlântica faz com os animais únicos que ali vivem sofram risco de extinção permanente. 

Desde a chegada dos portugueses às terras tupiniquins, no litoral, a mata atlântica têm sido assunto nas cartas - inclusive a de Pero Vaz de Caminha - devido a sua visível riqueza, de animais e plantas, que certamente atrairiam os europeus. Conforme eles vieram se estabelecendo no Brasil, a floresta foi ficando cada vez menor. A queima era realizada principalmente para preparação da terra para plantio e habitação. Ao longo do tempo, os 12% do território nacional que a mata atlântica cobria foram se transformando em apenas 7%, segundo a ONG World Wide Fund for Nature (WWF). 

Pode-se dizer que a degradação da floresta é historicamente comum. Algumas das causas para o desmatamento, como a habitação populacional, são irreversíveis. Em outras, apesar da criação de leis e delimitação de áreas de preservação ambiental, ainda há a realização de madeireiros e garimpeiros ilegais, o qual tudo indica que destinam os cortes ao mercado interno.

Dessa forma, problemas estruturais devem ser resolvidos com ações estruturais. A preservação ambiental, não apenas da mata atlântica, mas do mundo todo, só será de fato eficaz se for um tema pertinente nas escolas. A educação transforma o mundo e, com a conscientização que é feita agora, trará diversos frutos no futuro - literalmente. 

 


 

Comentários

Postagens mais visitadas